quinta-feira, 1 de julho de 2010

Curso de ROTEIRO DE HQ na Cásper Líbero




Atendendo a sugestões de alunos do nosso curso de janeiro, em julho o foco será a criação e desenvolvimento de ROTEIRO DE QUADRINHOS.

É sobretudo uma época interessante para abordar este assunto, porque no momento estou envolvido na adaptação de "As Barbas do Imperador" de Lília Schwarcz e, justamente, organizando idéias e informações em uma estrutura narrativa gráfica. Todas as questões relacionadas a contar visualmente uma história estão muito presentes para mim, e penso que é uma boa oportunidade para registrar e partilhar alguns insights e métodos que desenvolvi a respeito.

Planejo fazer aulas práticas, com alguma informação teórica e exercícios feitos em classe para fixar conceitos. Os alunos receberão uma apostila com o conteúdo das aulas, e amostras dos meus roteiros de "Santô", "Jubiabá" e outras HQs.

Até certo ponto, o conteúdo do curso se aplica a qualquer tipo de roteiro ou script, para cinema, teatro etc, porque falaremos da arte de contar histórias; depois, vamos afunilando, para problemas específicos da linguagem da HQ, como a divisão de uma cena em imagens e o planejamento de uma página.

Não é necessário ser desenhista para acompanhar o curso, mas certamente o roteirista de HQ precisa ser capaz de pensar em como seu roteiro chegará ao leitor, em forma de página impressa. Tem que conhecer e gostar de HQ para escrever um roteiro e planejar quanto texto cabe num balão, por exemplo.

Este é o programa das aulas:

aula 1. CONCEITOS GERAIS- a arte de criar histórias (em teatro, cinema, literatura, poesia, HQ etc)- o roteiro formatado para HQ: a representação do tempo e do espaço nos quadrinhos.

aula 2. CRIAÇÃO- A criação como descoberta e reconhecimento.- de onde vem uma idéia? como desenvolver uma história a partir de qualquer elemento potencial.

aula 3. ESTRUTURA DO ROTEIRO- formatos universais e modelos de roteiro (três atos, modelos e esquemas).- estruturas atemporais (família, grupo, universo, matriz de histórias).

aula 4. CENAS E DIÁLOGOS- do abstrato ao concreto: a estrutura da história é transformada em uma sequência de momentos presentes, chamados "cenas".- para criar ações e diálogos, o autor converte-se em ator e/ou espectador.

aula 5. DECUPAGEM- a divisão da cena em momentos e imagens.- a composição da página e a representação da experiência humana: tempo objetivo, tempo subjetivo, narração dos acontecimentos e estados emocionais.

aula 6. ROTEIRO BASEADO EM FATOS HISTÓRICOS E REALIDADE- oportunidades e limitações que a realidade oferece.- encontrando numa sequência de fatos uma estrutura ficcional.

aula 7. ADAPTAÇÃO DE LITERATURA PARA QUADRINHOS- conhecendo um autor e seu mundo; sua personalidade, marca pessoal, estratégias de escrita;- como simplificar sem perder o essencial: necessidades da adaptação, perdas e ganhos.

As aulas serão de 19 a 27 de julho de 2010, das 19:00 às 22:00.
A Faculdade Cáper Líbero fica na avenida Paulista, 900, entre as estações Trianon-Masp e Brigadeiro, da linha verde do metrô.
Veja localização aqui.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Eventos Cásper Líbero, nos telefones (11)3170-5910 e (11)3170-5911, ou pelo site
http://www.casperlibero.edu.br/noticias/index.php/2009/12/04/curso-roteiro-de-hq,n=1836.html

Um comentário:

  1. Olá Spacca,
    Não posso me deslocar, ainda. Aulas não presenciais, apostilas ou qualquer outro método, é como me atualizo. Pagarei pelo material de divulgação que estiver disponível, preferencialmente, de sua autoria.
    Grande abraço e sucesso.
    FlávioMaska - SIB / ABIPRO / TUPIXEL

    ResponderExcluir