sexta-feira, 12 de março de 2010

Glauco - adeus do Spaccolino


Glauco era uma figura.
Trabalhamos lado a lado, desde que entrei para a Folha em 1985.
A partir de 86 comecei a fazer charge política, e alternamos naquele espaço até 92.

Glauco era um dos "filhos do Henfil", jovens cartunistas que durante um tempo cresceram sob as asas do mestre mineiro (os outros eram Nilson e Laerte). Glauco e Nilson moraram na casa do Henfil, inclusive.
Ele conservava a irreverência e a rapidez do traço do Henfil, mas aquilo era dele.
A genialidade era dele. Tinha um humor maroto, meio caipira, que era dele mesmo, e da família dele e da cidade dele, Jandaia do Sul no Paraná. O Pelicano, irmão do Glauco, tem o mesmo talento (o roteiro da HQ do Laerte em que o cara é atropelado usando a calcinha da mulher é do Pelicano). Glauco me dizia que na cidade dele todo mundo era engraçado, o barbeiro, todo mundo. Num lançamento em que vi a família dele, tive essa impressão, eram bem gozadores e moleques, tinha que ficar esperto...

Abaixo, uma charge do Glauco na Folha (06/jan/1986) em que eu desenhei o prefeito Jânio Quadros.



Algumas marcas do Glauco podem ser vistas no desenho acima:
1. o absoluto 2D. Desenho egípcio, chapado, bidimensional. Nestes tempos de louvação do 3D isto merece ser resgatado.

2. a passagem brusca de um quadrinho para o outro. Mudanças rápidas. Grande senso de tempo. Pá-pum. Pano rápido.

3. idéia muito direta, sem frescura.

4. Movimento frenético e congelado ao mesmo tempo; bracinhos e perninhas multiplicados, com o mesmo peso (não é que um é presente e o outro é passado, rastro; os membros se multiplicam mesmo).

5. Uma certa singeleza caipira, maroto e envergonhado, malícia de Jeca.
Ele lembrava de umas coisas constrangedoras e bregas, daquelas que todo mundo sabe mas ninguém fala: complexos, traumas, briga em família, ciúmes, inseguranças. A coletânia de tiras "Abobrinhas da Brasilônia" traz umas coisas assim.

Ele me disse que escolheu o nome "Geraldão" para o seu personagem porque ele era "geral", era todo mundo e era qualquer um. Era um humor muito próximo da gente, que escancarava intimidades. Coisas muito comuns, de classe média pobre, como a tábua de passar roupa e as malas em cima do armário, da mãe do Geraldão.

Nesse próximo desenho, dá pra ver alguns truques que eu pegava do Glauco: a simplicidade, o movimento da faca tríplice - super movimento e ao mesmo tempo uma imagem congelada no tempo, a perna em forma de garrancho já lembra mais o Fradim do Henfil.




Encontrei no meu baú o rascunho abaixo (prontíssimo para receber o nanquim).
Acho que é uma idéia recusada pela Folha.
Sacanagem + singeleza.
Professor de marotagem, de molecagem, de sem-noçãozagem.
Valeu, pangão...

16 comentários:

  1. (----------------------------------------)!
    Mas quando quando fala o amigo, sentimos mais ainda.

    ResponderExcluir
  2. Grande homenagem, Spacca. Infelizmente, tá rolando muito oportunismo nesse momento, com homenagens focadas em marketing pessoal e não no desejo sincero de honrar o trabalho de um cara que tanto acrescentou ao humor e aos quadrinhos.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem Spacca, belissimo! O sentimento que fica é a arte materializada e as saudades de nós apreciadores do cartum.

    ResponderExcluir
  4. A primeira homenagem decente ao Glauco! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Puxa, quantas coisas que a gente não sabia... Quanta sinceridade, quanto carinho.

    ResponderExcluir
  6. Bacana, Spacca. A melhor homenagem que vi. Dureza o dia de hj...
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei sensibilizado há pouco com as palavras no blog do Ota, e agora aqui. Terrível saber que não teremos mais as criações de Glauco.

    ResponderExcluir
  8. O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.

    O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
    www.celularespiaobrasil.com

    ResponderExcluir
  9. sensacional mestre Spacca, nosso Glauquito vai fazer muita falta.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu nem era nascida quando Henfil, com sua genialidade, fez história nesse país que luta pra esquecer a sua... O cartum sempre foi minha paixão, desde muito menina... E a maior felicidade é ver que o cartunista não faz o exercício do esquecimento. Tenho a sensação que o Geraldão é eterno, seu autor é eterno e suas tiras sempre serão atuais, assim como a arte do Henfil. Bela homenagem, mais que merecida. E viva a arte!

    ResponderExcluir
  11. Spacca muito bonita sua homenagem!

    ResponderExcluir
  12. onia disse...

    Spacca muito bonita sua homenagem!

    ResponderExcluir