segunda-feira, 26 de julho de 2010

Anita, HQ em Pauta e Nova Olinda - entrando em agosto com o pé direito

Fim de semana agitado na HQ nacional...



Em 31 de julho e 01 de agosto de 2010 acontece a segunda edição do HQ em Pauta -Encontro de profissionais e leitores de Histórias em Quadrinhos.

Participam os quadrinhistas Eddy Barrows (Superman), Felipe Massafera (Jambocks), Danilo Beyruth (Necronauta), Eloar Guazzelli (O pagador de promessas) Laudo Ferreira Jr. (Yeshuah) e este que vos tecla;
os jornalistas, escritores e roteiristas Paulo Ramos (Bienvenido – Um passeio pelos quadrinhos argentinos), Gonçalo Jr. (A Guerra dos Gibis), André Morelli (Super-Heróis nos Desenhos Animados), Edson Rossatto (História do Brasil em Quadrinhos), Marcelo Naranjo (Universo HQ) e Jota Silvestre (Revista Mundo dos Super-Heróis);
e os editores Maurício Muniz (Gal), Levi Trindade (Panini) e Cláudio Martini (Zarabatana).

Farei no sábado à tarde (14:30) uma palestra sobre a criação de personagens ("O personagem de quadrinhos: simulacro da realidade") - aliás, é o mesmo espaço onde tem exposição de originais desde 01 de julho.

A Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa fica na Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana – São Paulo, próxima ao metrô Vila Mariana.
Confira abaixo a programação do HQ em Pauta ou vá ao site http://www.hqempauta.com/



Logo mais à noite, 31/7 a partir das 19:30, a apenas três estações de metrô, será o lançamento de ANITA GARIBALDI, O Nascimento de Uma Heroína, por Custódio.

Acompanhei a saga dupla - da Anita e do Custódio - e o álbum ficou um primor.
Fazer um álbum de HQ é uma espécie de rito de iniciação (ou batismo de fogo, ou maratona...) que eu conheço mais ou menos; HQ histórica, então...



Para comemorar, Custódio está fazendo uma Pizzada temporã na Prestíssimo, que tradicionalmente abrigou as últimas nove "Pizzadas dos Cartunistas".
Mais detalhes no blog do Custódio http://www.anitagaribaldi.com/

Dia 31/07/2010, a partir das 19:30hs na Pizzaria Prestíssimo, Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1135 (descendo da avenida Paulista, próximo ao metrô Brigadeiro).

E na semana seguinte...



...estaremos voando para o Ceará, participar do evento "Cariri mostrando a nona arte de quadrinhos” em Nova Olinda, região do Cariri, promovida pela Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.

Sobre este evento, que será em 06, 07 e 08 de agosto, farei um post-reportagem mais completo quando voltar.

Mas adianto que participarei de uma conversa com o quadrinhista Jô Oliveira e a quadrinhóloga Sonya Luyten no primeiro dia, dois dos 29 convidados do Brasil, Portugal e Canadá; e de uma oficina no dia seguinte.
Confira a programação aqui.

Um comentário: