domingo, 15 de novembro de 2009

Esta é a história de Antônio Balduíno, tchê!


(da esquerda para a direita e de cima para baixo: o cartunista Santiago; uma turma de alunos de História presentes na nossa palestra; os quadrinhistas Carlos Francisco e Jader Correa ("Alexandria"), e de camisa preta, Jefferson Barbosa (popquadrinhos), autor do meu retrato; de quadrinho na mão, Marko Ajdaric (Neorama dos Quadrinhos) em foto de Luiz Ventura, as outras são minhas; na foto maior, eu, Rafa Coutinho, Eloar Guazzelli, Rafael Grampá, André Alves (produtor do "Mutação") e sua namorada mineira que não lembro o nome, perdão, aceitamos correções nas legendas)

Num dos armazéns do cais do porto de frente ao rio-mar Guaíba, aconteceu o "Quarta Mutação - HQ, Zines e outras histórias", atividade da área infanto-juvenil 55ª Feira do Livro de Porto Alegre.
(tem gente que não gosta de ver HQ associado a infanto-juvenil, diz que HQ também é para adulto... ora, é bom fazer uma arte que está sempre rejuvenescendo :)

Fomos lá contar nossa experiência com HQ e literatura e, principalmente, rever e fazer novos amigos entre a gauchada.

(como vêem, a beira do Guaíba rendeu. Na dupla condição de convidados da Feira e anfitriões da terra, Guazzelli e Grampá decifram para este viajante os segredos da Cultura do Prata, com destaque para as gurias. O desenho é criação coletiva de Grampá, Rafa Coutinho, minha e de Guazzelli, nesta ordem (a minha janela e os fios de Guazzelli é que deram o tcham no desenho, claro).

Na feira, ainda tive o prazer de reencontrar meu velho amigo Alfredo Aquino, hoje editor, dos bravos tempos na agência Enio Mainardi em SP nos oitenta; e por meio dele o novíssimo amigo Aldyr Schlee, autor dos recentes contos gardelianos "Os limites do impossível" (livro lindo, a alma das mulheres que cercaram o nascimento misterioso de Carlos Gardel) e criador aos 17 anos da Camisa Canarinho, símbolo nacional certamente mais venerado que o lábaro estrelado.

(Schlee, Aquino, Marlene, Schlee com a camisa, e Gardel, por supuesto).

No último dos 3 dias que fiquei por lá, fui conhecer a escola municipal Grande Oriente, no bairro Rubem Berta, na periferia de Porto Alegre.

"Como você pode ver, o Jubiabá é o que mais marcou os alunos", disseram as professoras.
"Desenha Balduino", "Desenha a namorada dele".
Foram três horas curtas, intensas e emocionantes. Muito obrigado pelo convite!


Para um post este aqui já está de bom tamanho, mas nem por alto consegue abarcar a variedade de pessoas e experiências marcantes que passei em contato com o Povo da Fronteira.

Haveria muito a dizer sobre a continuação da tarde do Guaíba, que se prolongou no Bar do Nani na escadaria do viaduto Otávio Rocha (tradicional point da GRAFAR, conheça o blog Tinta China), o encontro com Santiago, Edgar Vasques, Fábio Zimbres, Lancast, a otacílica Chiquinha, o incansável oficineiro Augusto Paim, a poeta filósofa blogueira mestranda andarilha Laurene Veras e outras peregrinações pela Cidade Baixa.

E assim subitamente voltamos, enriquecidos e incompletos, para um ponto qualquer do Brasil perdido entre PoA e Salvador.

5 comentários:

  1. Grande João Spacca
    gostei da reportagem da tua passada por POA. tens q vir pra ficar mais tempo pra gente beber junto toda a agua do Guaíba.
    grande abraço
    Santiago

    ResponderExcluir
  2. AlapuchatchÊ
    Que bacana... te apresentaram o Churrasco? Tomou Chimarrão? Comeu o baurú da Lancheria do Parque? Comeu o cachorrão do Rosário? Escutou Kleiton e Kledir? Tirou foto na estátua do Drummond e do Quintana?
    Se faltaou alguma dessas... terás que voltar de novo!
    Abração grande mestre
    Wagner Passos

    ResponderExcluir
  3. xi Wagner,
    Drummond e Quintana eu vi na praça, comi um entrecô ao ponto (que pra nós é mal passado) de cair o queixo, e Kleiton e Kledir não preciso porque sei de cor... mas bah, desta vez não tomei chimarrão, vou ter que voltar... :) abração!

    ResponderExcluir
  4. Pô. Parabéns pelo teu trabalho, Spacca. Infelizmente eu não estava na cidade nesses dias. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lindo ler esse relato, Spacca.
    A oficina em Dilermando de Aguiar também foi ótima, quero ver se acho um tempo semana que vem para postar fotos. Daí te aviso.
    Um grande abraço, gostei de te conhecer pessoalmente!

    ResponderExcluir