sábado, 7 de novembro de 2009

Making Of de Jubiabá na revista Ilustrar



O ilustrador e designer Ricardo Antunes, brasileiro radicado em Portugal, me convidou para participar da revista Ilustrar - revista brasileira de ilustração, arte e design.
A revista é um arraaaaaso, de um capricho ímpar.
Só não posso repetir o bordão de que "só tem fera" porque me aceitaram lá também.
Mas fiz o possível para não fazer feio.
(não é modéstia minha, verdadeira ou fingida, é respeito e temor; as edições anteriores, com Benício, Cárcamo, Carlos Nine & cia, impõem no mínimo respeito).

Ilustradores, artistas, designers e simpatizantes TÊM a obrigação de conhecer essa revista.
Não é só pelos trabalhos lindos que ela publica, e as entrevistas e depoimentos dos ilustradores - a direção de arte, o projeto gráfico são de primeira.
A revista por enquanto é gratuita, e você pode baixar o PDF desta e das edições anteriores, aqui:


A capa da edição número 13 traz o talento absurdo do jovem Tiago Hoisel, que já chega humilhando com seu hiper-realismo cheio de humor. Montalvo Machado dá uma aula de sketchbooks, cadernos de esboços para pegar "apontamentos" na rua e registrar desenhos sem compromisso. Renato Alarcão recomenda a realização de projetos pessoais como uma espécie de terapia, para os ilustradores sempre às voltas com encomendas e desenhos para clientes, e abre sua coluna para depoimentos tocantes de vários coleguinhas nossos. E tem coluna assinada pelo Brad Holland, mito da ilustração americana.



Na minha participação, um "passo a passo" em que mostro o desenvolvimento de alguns personagens de Jubiabá, uma página desde o lápis até a arte-final e minha curtíssima experiência com xilogravura para fazer o logotipo da capa e a cena de Baldo na praia que parece gravura.



Ricardo, muitíssimo obrigado pelo convite generoso e parabéns pelo trabalho persistente, impecável e nobilíssimo. Abraço grande.

4 comentários:

  1. conheci seu trabalho pela revista
    sou so um simpatizante, mas arrisco uns rabiscos como terapia
    passando pra dizer que vc faz um trabalho incrivel, totalmente merecido estar na revista ilustrar, que assim como vc, "so tem fera" heheheh
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog, mister Spacca! Sou teu fã. MESMO!

    ResponderExcluir
  3. Spacca, a revista 'e batuta demais, o seu blog ta muito bacana e o seu trabalho 'e duca, cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  4. valeu, Marco!
    obrigado pela vista, Weberson e Schaal!

    ResponderExcluir