segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PERSONAGEM #12 - ZÉ CAMARÃO

Saudações! este blog é uma introdução ao Maravilhoso Mundo Jorgeamadiano dos Mistérios da Bahia de Todos os Santos e do Pai de Santo Jubiabá, por meio de seus personagens. Vou publicar semanalmente, ou mais amiúde até, FICHAS DOS PERSONAGENS principais dessa saga. Até o Urso vai entrar. Mas tem muito personagem antes dele pra mostrar...

Décima segunda ficha: (clique na imagem para ampliar)


NOME: Zé Camarão.
QUEM É? malandro do morro do Capa Negro.
TRAÇOS FÍSICOS: "Era um mulato alto e amarelado, eternamente gingando o corpo".
PERSONALIDADE: Conversador, simpático, sedutor. Tá sempre contando prosa. Conquistador, Baldo leva recados para as namoradas dele.
As "cabrochas" se derretem com sua voz cheia, o sorriso, os olhos doces, a boca vermelha.
HABILIDADES: Lutar capoeira e cantar modinhas e sambas no violão. Ídolo da molecada do morro. Valente, deixou dois talhos de navalha na cara do Lourenço, o galego da venda.
FUNÇÃO NA HISTÓRIA: Zé Camarão é quem ensina Baldo a lutar capoeira e tocar violão. Passa horas e horas ensinando capoeira para os garotos do morro, tem uma paciência infinita com eles. Ensina rabo-de-arraia, a desarmar um homem com punhal.

Para Baldo, Pai Jubiabá e Zé Camarão eram os únicos negros livres do Morro do Capa Negro.
E ambos eram perseguidos, um por ser macumbeiro, outro pela malandragem. Os outros ainda eram escravos, escravos do trabalho.

Por isso Baldo resolveu lutar, para ser livre, como os cangaceiros das canções de Zé Camarão.

Conheça o livro "JUBIABÁ" original de JA, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário