sábado, 31 de janeiro de 2009

PERSONAGEM #8: ZUMBI DOS PALMARES

Saudações! este blog é uma introdução ao Maravilhoso Mundo Jorgeamadiano dos Mistérios da Bahia de Todos os Santos e do Pai de Santo Jubiabá, por meio de seus personagens. Vou publicar semanalmente, ou mais amiúde até, FICHAS DOS PERSONAGENS principais dessa saga. Ou quase todos. O urso eu sei que vou...
Oitava ficha:

NOME: Zumbi dos Palmares
QUEM É? Líder do Quilombo dos Palmares. É o herói predileto de Baldo.
Na verdade, Zumbi não faz parte desta história; é Pai Jubiabá quem conta para Baldo a história de Zumbi.
Baldo estava morando na travessa Zumbi dos Palmares, onde sofria surras ferozes de Amélia e pensava em fugir da casa do Comendador.
Jubiabá, numa das vezes em que levava Baldo para visitar Luísa, vendo que ele estava muito triste, contou a história de Zumbi dos Palmares:
"Zumbi dos Palmares era um negro valente e sabia mais que os outros. Um dia fugiu, juntou um bando de negro e ficou livre que nem na terra dele. Aí foi fugindo mais negro e indo pra junto de Zumbi. Foi ficando uma cidade grande de negros..."
MORTE LENDÁRIA - O Zumbi histórico sobreviveu ao ataque do bandeirante Domingos Jorge Velho em 1694, e no ano seguinte foi denunciado por um antigo companheiro, preso e degolado.
Mas Jubiabá (ou Jorge Amado...) conta a famosa versão romanceada em que Zumbi, quando viu que estava perdendo a batalha, se atira num precipício para não voltar a ser escravo.

Conheça o livro "JUBIABÁ" original de JA, clicando aqui.

3 comentários:

  1. oi Érico,
    não, o álbum já está diagramado e com as páginas contadas, as fichas não cabem nessa edição.
    Por enquanto elas são só uma curtição.
    Mas estou guardando os "originais" das fichas em alta, caso a gente resolva usar ou publicar isso de alguma forma.
    abração!
    sp

    ResponderExcluir
  2. Olá, como estão?
    Deixo-lhe uma obra musical composta em homenagem a Zumbi e todos os que habitaram o Quilombo dos Palmares. É universalmente livre, pois eu dei para o domínio público.
    Aqui está o link para o meu site onde se pode ouvir, baixar e compartilhar com aqueles que querem: http://www.unirmusica.com/christianmfantin
    Espero que este comentário seja do seu agrado e gostem deste humilde tributo.

    Christian

    ResponderExcluir